(Foto: Reprodução)

concurso da Educação da Prefeitura de João Pessoa tem novos episódios todos os dias. Após o resultado preliminar da prova objetiva não ter sido divulgado na terça-feira (22), nesta quarta-feira (23), um arquivo com o suposto resultado preliminar vazou em grupos de WhatsApp com candidatos que realizaram a prova (confira os diálogos entre candidatos nos prints acima). 

VEJA TAMBÉM:
+ Resultado preliminar do concurso da Educação de João Pessoa atrasa e site da banca fica fora do ar

Um ponto grave é que, até então, a página da banca organizadora do concurso (Idecan) na internet não disponibilizou o resultado preliminar, mesmo com dois dias de atraso, segundo o cronograma do certame. Inclusive, o prazo de recursos, previsto para encerrar nesta quinta-feira (24), não foi prorrogado, mesmo com o descumprimento do cronograma previsto para o concurso.

Portal Correio teve acesso a alguns destes grupos e os diálogos demonstram preocupação por parte dos candidatos, já que o arquivo com o suposto resultado preliminar contém um dado sensível, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que é o número do CPF dos candidatos na íntegra, sem nenhum tipo de proteção.

Os indícios de que essa lista com o suposto resultado preliminar pode ser real é que, além dos nomes completos e CPFs, ela mostra a pontuação dos candidatos em cada conteúdo da prova, locais onde esses candidatos realizaram a prova e até o nome do arquivo do espelho do gabarito individual. Este último elemento, pela forma como está nomeado no arquivo, parece ser uma série de arquivos do banco de dados da empresa organizadora.

Outro indicativo de que a lista pode ser realmente um arquivo da banca Idecan, é que em um print divulgado em grupos de WhatsApp, foi possível ver o código-fonte de uma das páginas do site da banca do concurso e nele, com conhecimento de informática, o download do arquivo da lista pode ser feito. Pelo título do arquivo, foi exatamente o que tem vazado nos grupos formados por pessoas que fizeram a prova.

Print divulgado em grupos de WhatsApp mostra código-fonte e arquivo com lista de suposto resultado preliminar (Foto: Reprodução)

‘Página alternativa’ para conferir o resultado

Em meio a falta de divulgação do resultado por parte do Idecan, alguns candidatos conseguiram um link de uma página alternativa, dentro do próprio site da banca, que foi possível acessar alguns resultados.

Porém, o Portal Correio identificou, junto a candidatos, que a página também apresenta inconsistências de acesso e do próprio resultado, já que para alguns candidatos não constam pontuações de algumas disciplinas cobradas na prova.

Página alternativa por onde candidatos conseguiram consultar o resultado preliminar (Foto: Reprodução)

Episódio de vazamento de dados envolvendo a Idecan

Em janeiro deste ano, a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) suspendeu o concurso público com vagas professor do Ensino Superior da instituição, como medida cautelar diante de denúncias de vazamento de informações sobre os participantes.

De acordo com a Fuern, a decisão foi tomada com base em uma recomendação da Comissão Central do Concurso e após a constatação de que o sistema de inscrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan), organizador do certame, expôs indevidamente a identidade dos candidatos às bancas examinadoras.

Esse erro, segundo a UERN, “violou os princípios da legalidade e da impessoalidade, fundamentais para a integridade do processo seletivo”.

PortalCorreio