A educação do século XXI exige inovação, criatividade e novas formas de engajar estudantes. Pensando nisso, a professora e pesquisadora Raquel Fiori lança seu mais recente livro, Transformando Problemas em Soluções Criativas com Estratégias Interativas, uma obra que traduz sua tese de doutorado em um guia acessível e inspirador para professores, coordenadores pedagógicos e estudantes de licenciatura.

Com base na aplicação da metodologia de Resolução de Problemas (RP) em conjunto com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Raquel apresenta estudos de caso reais desenvolvidos em escolas de Ensino Médio, envolvendo mais de 100 alunos. A obra mostra como a tecnologia, quando utilizada de forma planejada e consciente, pode transformar o ensino da Química — uma disciplina frequentemente temida — em uma experiência dinâmica, prática e motivadora.

O livro também aborda os desafios enfrentados durante a pandemia da COVID-19, como a rápida transição para o ensino remoto, a desigualdade no acesso à tecnologia e a resistência à inovação. Por meio de exemplos concretos, a autora oferece caminhos eficazes para que educadores enfrentem esses obstáculos, mostrando que cada problema pode ser transformado em oportunidade de aprendizado.

Entre os temas explorados estão:

• A importância das metodologias ativas para engajar os alunos;

• A estruturação de aulas a partir de situações-problema contextualizadas;

• O uso consciente e planejado de plataformas digitais;

• A formação continuada de professores frente às novas demandas educacionais;

• Exemplos práticos de aplicação do AVA e RP e seus resultados em sala de aula.

Sobre a autora

Raquel Fiori é educadora e pesquisadora com ampla trajetória acadêmica e profissional na área da Química e do ensino de Ciências. Graduada em Licenciatura em Ciências de 1° Grau, Licenciatura em Química de 2° Grau, Química Tecnológica, Industrial e Bacharelado, todos pela PUCRS, Raquel também possui Especialização e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo ICTA/UFRGS e Doutorado em Educação Química pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS/UFRGS).

Sua carreira incluiu atuação no Laboratório Central do Estado como Especialista em Saúde na área de Toxicologia e, hoje, já aposentada, ela segue contribuindo como colaboradora do Conselho Federal de Química (CFQ). A experiência na docência e na pesquisa despertou seu interesse por metodologias que facilitem a aprendizagem da Química de forma significativa, valorizando experiências pessoais dos estudantes e o uso de tecnologias digitais.

Durante sua tese de doutorado, intitulada “Estudo investigativo sobre abordagem da metodologia de Resolução de Problemas (RP) implementado no Ensino Médio com o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)”, desenvolvida durante a pandemia, Raquel demonstrou que é possível promover um ensino de Química mais dinâmico e contextualizado, mesmo diante de desafios estruturais, tanto em escolas privadas quanto públicas.

Inspirada pelos resultados de sua pesquisa, Raquel Fiori transformou sua tese em um material acessível e prático, oferecendo reflexões sobre os desafios e potencialidades da implementação de metodologias ativas em diferentes contextos escolares. O livro propõe uma leitura clara, fundamentada e transformadora, sendo um guia indispensável para educadores que desejam inovar em suas práticas pedagógicas.

Transformando Problemas em Soluções Criativas com Estratégias Interativas é, portanto, uma leitura essencial para quem busca unir teoria, prática e inovação, promovendo uma educação mais humana, colaborativa e preparada para os tempos digitais.

 Encontre a obra na Amazon, mercado livre, estante virtual, Google play. 

Siga a autora: @aquimicainterativa